


Após a inscrição realizada no sistema do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve encaminhar os seguintes documentos no portal da Faculdade IELUSC, comprovando as informações fornecidas no ato da inscrição.
Ficha de inscrição do(a) candidato(a): documento que foi gerado pelo site do Programa Universidade Gratuita.
Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio do(a) candidato(a): solicite estes documentos na última escola que você estudou.
Se você cursou o Ensino Médio em escola particular, tendo recebido bolsa de estudos (parcial ou integral) solicite e envie, também um comprovante de bolsa emitido pela escola.
Comprovante de naturalidade no Estado ou de residência em SC do(a) candidato(a), há 5 anos contados retroativamente da data do ingresso no IELUSC:
- Nascidos em SC devem anexar: RG (frente e verso) ou certidão de nascimento ou certidão de casamento ou CNH (aceito somente o modelo que consta a naturalidade);
- Candidatos residentes há, no mínimo, cinco anos em Santa Catarina: apresentar documentação que comprove a residência ininterrupta do estudante, no território catarinense, observando-se a exigência mínima de um comprovante para cada ano do período de cinco anos imediatamente anteriores à data de inscrição no Programa Universidade Gratuita.
Exemplo: se o candidato inscreve-se em janeiro de 2026, é necessário comprovar moradia, pelo menos, desde janeiro de 2021.
Essa comprovação se dará por meio de:
- Faturas de consumo (energia elétrica, água, gás ou telefone) emitidas em nome do estudante ou de membro do grupo familiar residente no mesmo endereço;
- Histórico escolar de instituição de ensino localizada em Santa Catarina, referente ao Ensino Fundamental ou Médio, emitido nos últimos cinco anos (para cidades fronteiriças com outros Estados, este documento isolado não pode ser utilizado para fins de comprovação);
- Contratos de trabalho registrados na Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) que indiquem vínculos empregatícios em estabelecimentos localizados em Santa Catarina (para cidades fronteiriças com outros Estados, este documento isolado não pode ser utilizado para fins de comprovação);
- Recibos de Declaração de Imposto de Renda (IRPF) do estudante ou de seu responsável legal, contendo endereço em Santa Catarina, relativos aos últimos cinco exercícios;
- Declaração de acompanhamento ou cadastro ativo em Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), emitida por orgão público municipal, comprovando vínculo contínuo com serviços públicos locais nos últimos cinco anos;
Obs.1: o comprovante de moradia, obrigatoriamente, precisa estar em nome do candidato ou membro do grupo familiar. Caso o candidato resida com alguém que não tenha vínculo civil (parente), obrigatoriamente, o comprovante precisa estar em nome do candidato.
Obs. 2: é necessário a apresentação de um comprovante relacionado a cada ano, correspondente ao mês de ingresso. Ex: comprovante de junho de 2020; 2021; 2022; 2023; 2024; 2025.
Documento de Identificação do(a) candidato(a) e de todos os membros do grupo familiar:
- Documento de identificação oficial com foto, nome e CPF: RG, CNH; ou
- Certidão de Nascimento com CPF (para menores de 18 anos) ; ou
- Registro Nacional Migratório para estrangeiros;
- CPF de todos os membros do grupo familiar.
Comprovante de estado civil do(a) candidato(a) e dos membros do grupo familiar:
- Se o candidato morar com o cônjuge: certidão de casamento ou escritura pública de união estável registrada em cartório ou declaração de união estável (modelo disponibilizado pela SED) com assinatura digital válida;
- Se o candidato morar com os pais: certidão de casamento ou União Estável dos pais.
Em caso um dos pais não constar no grupo familiar:
- Se for por motivo de separação/divórcio: certidão de casamento com averbação de divórcio registrada em cartório ou escritura pública de dissolução de união estável registrada em cartório;
- Se for por motivo de falecimento: certidão de óbito (utilizada somente para justificar mudanças na composição familiar, como falecimento de responsável ou provedor).
- Se menor de idade, na ausência dos pais no grupo familiar: termo judicial de guarda, tutela ou curatela (vigente à data da inscrição).
- Se o(a) candidato(a) morar sozinho ou com pessoas que não tenham vínculo de primeiro grau (pai, mãe, irmãos e entre outros): deverá apresentar a declaração de vínculo, com firma reconhecida em cartório ou assinada digitalmente pelo site gov.br.
Imposto de Renda de Pessoa Física do(a) candidato(a) e de todos os membros do grupo familiar maiores de 16 anos:
- Declaração completa + recibo de entrega do exercício 2025.
- Caso não tenha declarado Imposto de Renda no período, deverá enviar uma declaração de isenção. Basta preencher esse formulário: clique aqui.
Extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) do(a) candidato(a) e todos os membros do grupo familiar maiores de 16 anos:
- Acesse o site https://meu.inss.gov.br/#/login ou o aplicativo do MEU INSS, através de seu login GOV.BR . No menu de serviços, localize a opção “EXTRATO DO CNIS''. Ao visualizar as informações na tela, clicar em “BAIXAR PDF”, clicar na opção: “BAIXAR EXTRATO”, selecionar a opção, “VÍNCULOS, CONTRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES”, clicar em “CONTINUAR” e aguarde o site ou o aplicativo baixar o documento que você precisa apresentar;
- Caso você não tenha cadastro, será necessário clicar em “CRIE SUA CONTA” e seguir os passos, preenchendo todas as suas informações. Você pode baixar o aplicativo do MEU INSS pelo celular ou acessar o site, clicar em ENTRAR e digitar o CPF.
Comprovante de renda do(a) candidato(a) e dos membros do grupo familiar - obrigatório para os maiores de 16 anos.
*Adicionalmente, menores de 16 anos que tenham renda, obrigatoriamente, também precisam fornecer os documentos comprobatórios necessários.
Se for assalariado:
- Demonstrativo de pagamento (holerite) dos 6 últimos meses;
- Se admitido há menos de 01 mês, apresentar o contrato de trabalho constante na carteira de trabalho digital atualizada ou o contrato de trabalho;
- Extrato de cartão alimentação ou Declaração da empresa, quando o benefício não constar na folha de pagamento. Na ausência de ambos, apresentar declaração de renda (modelo disponibilizado pela SED).
Se for autônomo, profissional liberal ou trabalhador informal:
- Declaração de renda autônoma (modelo disponibilizado pela SED), com descrição da atividade e média de valores recebidos nos últimos 12 meses assinada digitalmente;
- Extrato bancário dos últimos 06 meses (do dia 1º ao dia 30/31 de cada mês) de TODAS as contas em seu nome (poupança, corrente, salário, investimento, etc).
Obs.1: a declaração deverá ter assinatura dos envolvidos e reconhecida em cartório ou assinada pelo app gov.br.
Obs. 2: como documentação complementar, a Comissão de Seleção poderá solicitar o Relatório de Contas e Relacionamentos (CCS), e Relatório Chave Pix. Os relatórios poderão ser obtidos por meio do site https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/.
Se for estagiário:
- Termo de Compromisso de Estágio (TCE) com valor da bolsa discriminado ou Holerite ou Comprovante de pagamento dos últimos 3 meses;
- Extrato de cartão alimentação ou Declaração da empresa, quando o benefício não constar na folha de pagamento. Na ausência de ambos, apresentar declaração de renda (modelo disponibilizado pela SED)
Obs.1: a declaração deverá ter assinatura dos envolvidos e reconhecida em cartório ou assinada pelo app gov.br
Se for Microempreendedor Individual (MEI):
- Certificado da condição de MEI; e
- Declaração Anual do Simples Nacional Exercício 2025; e
- Declaração informando a média de rendimentos brutos dos últimos 12 meses, acesse o modelo de declaração; e
- Extrato bancário dos últimos 06 meses (do dia 1º ao dia 30/31 de cada mês) de TODAS as contas em seu nome (poupança, corrente, salário, investimento, etc).
Obs.1: a declaração deverá ter assinatura dos envolvidos e reconhecida em cartório ou assinada pelo app gov.br.
Obs. 2: como documentação complementar, a Comissão de Seleção poderá solicitar o Relatório de Contas e Relacionamentos (CCS), e Relatório Chave Pix. Os relatórios poderão ser obtidos por meio do site https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/.
Se for micro ou pequeno empresário:
- Contrato social consolidado, com última alteração registrada;
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balancete de Verificação, do último exercício;
- DEFIS (para empresas do Simples Nacional) ou DECORE (para regimes de lucro presumido ou real), contendo o valor do pró-labore e da retirada de lucros dos últimos 12 meses
- Para empresa com CNPJ ativo, porém, sem movimentação: Contrato Social + DRE (recente) + Balancete de Verificação (recente) que comprovem ausência de movimentação; declaração da contabilidade informando que não houve faturamento no último exercício.
- Declaração de Escrituração Contábil (modelo disponibilizado pela SED), assinada pelo contador e sócio - administrador da empresa.
Obs.1: a declaração deverá ter assinatura dos envolvidos e reconhecida em cartório ou assinada pelo app gov.br.
Obs. 2: como documentação complementar, a Comissão de Seleção poderá solicitar o Relatório de Contas e Relacionamentos (CCS), e Relatório Chave Pix. Os relatórios poderão ser obtidos por meio do site https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/.
Se houver rendimentos de Aplicações Financeiras e Poupança:
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF (último exercício), constando rendimentos financeiros; ou
- Informe de rendimentos bancários ou extratos de aplicações financeiras, referentes aos últimos 12 meses e Declaração de Renda (modelo disponibilizado pela SED), informando o valor mensal de rendimentos.
Obs.1: a declaração deverá ter assinatura dos envolvidos e reconhecida em cartório ou assinada pelo app gov.br.
Se for motorista de aplicativo:
- Extrato emitido pelo aplicativo com os rendimentos obtidos nos últimos 12 meses;
- Extratos de todas as contas bancárias dos últimos 6 meses (conta corrente, poupança, conjunta, salário e digital)
Se for desempregado - não exerce atividade remunerada:
- Declaração de ausência de renda (modelo disponibilizado pela SED), com firma reconhecida em cartório, por autenticidade, com data atual, ou assinada digitalmente pela plataforma gov.br.
- Extratos de todas as contas bancárias (corrente, salário, conjunta e/ou digital) dos últimos três meses completos (do dia 01 ao dia 30/31 de cada mês).
- Declaração de nada consta emitida pelo INSS quando a pessoa tiver mais de 65 anos. Se estiver no seguro desemprego apresentar cópia de documento comprobatório que discrimine o valor recebido.
Se for aposentado(a):
- Demonstrativo do crédito do benefício do último mês, que poderá ser obtido no site meu.inss.gov.br/;
- Extratos de todas as contas bancárias (corrente, salário, conjunta e/ou digital) dos últimos três meses completos (do dia 01 ao dia 30/31 de cada mês)
Se for pensionistas ou beneficiários de auxílio doença e demais benefícios sociais:
- Demonstrativo do crédito do benefício do último mês, que poderá ser obtido no site meu.inss.gov.br/;
Se for beneficiário de auxílio financeiro:
- Declaração emitida pelo(a) responsável pelo pagamento (modelo disponibilizado pela SED), com firma reconhecida em cartório, por autenticidade, com data atual, ou assinada digitalmente pela plataforma gov.br, informando o valor do auxílio;
- Extratos de todas as contas bancárias (corrente, salário, conjunta e/ou digital) dos últimos 6 meses completos (do dia 01 ao dia 30/31 de cada mês)
Se for beneficiário de pensão alimentícia (sempre que houver menores de idade no grupo familiar, cujo um dos genitores não fizer parte do grupo familiar)
- Decisão judicial que determinou o pagamento. Nos casos em que a pensão for calculada sobre os rendimentos do(a) genitor(a), deverá ser apresentado um comprovante de recebimento dos últimos três meses;
- Nos casos de recebimento de pensão extrajudicial, deve-se apresentar uma declaração emitida pelo(a) responsável pelo pagamento, com firma reconhecida em cartório, por autenticidade, com data atual, ou assinada digitalmente pela plataforma gov.br;
- Nos casos de não recebimento da pensão, o(a) responsável pelo(a) bolsista deverá apresentar uma declaração com firma reconhecida em cartório, por autenticidade, com data atual, ou assinada digitalmente pela plataforma gov.br.
Se for beneficiário de renda de aluguéis
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF (último exercício);
- Contrato de locação ou arrendamento vigente, com valor de rendimento discriminado;
- Comprovante de recebimento do aluguel ou arrendamento, referente ao último mês;
- Declaração de renda (modelo disponibilizado pela SED) assinada digitalmente.
Bens Declarados no Imposto de Renda:
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) completa, com recibo de entrega do último exercício.
Bens Não Declarados no Imposto de Renda:
- Declaração de Patrimônio ou Ausência de Patrimônio (modelo disponibilizado pela SED), assinada digitalmente, contendo a descrição dos bens e respectivos valores, acompanhada dos documentos comprobatórios correspondentes, conforme o tipo de bem declarado;
Obs.1: a declaração deverá ter assinatura dos envolvidos e reconhecida em cartório ou assinada pelo app gov.br.
Obs.2: os valores declarados, quando NÃO informados no quadro de bens e direitos da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, deverão observar, prioritariamente, as referências oficiais conforme segue:
Veículos Automotores:
- Certidão de propriedade do veículo, emitida no portal do Detran/SC e;
- Consulta da Tabela FIPE, referente ao mês de inscrição ou;
- Nota fiscal de compra ou contrato de compra e venda, quando disponíveis.
Bens Imóveis Urbanos:
- Carnê de IPTU do último exercício ou certidão de valor venal emitida pela prefeitura
- Contrato de compra e venda ou escritura pública do imóvel ou;
- Contrato de financiamento, quando o imóvel não estiver quitado, acompanhado de extrato do financiamento atualizado, contendo parcelas pagas e saldo devedor.
Bens Imóveis Rurais:
- Imposto Territorial Rural (ITR) do último exercício ou;
- Declaração de valor do imóvel emitida pela prefeitura ou, na ausência, Declaração de patrimônio ou Ausência de Patrimônio (modelo disponibilizado pela SED) com valor estimado de mercado
Embarcações, máquinas e equipamentos:
- Nota fiscal de compra ou contrato de compra e venda;
- Na ausência de documentos formais, Declaração de Patrimônio (modelo disponibilizado pela SED) com valor de mercado atualizado e identificação do bem.
* Consideram-se máquinas e equipamentos bens utilizados em atividades produtivas, tais como tratores, colheitadeiras, semeadoras, pulverizadores, máquinas industriais ou similares.
Aplicações Financeiras:
- Informes anuais de rendimentos financeiros (último exercício);
- Extratos bancários e de aplicações dos últimos 12 meses, emitidos por instituições financeiras ou corretoras;
- Quando não houver movimentação relevante, Declaração de Patrimônio (modelo disponibilizado pela SED) informando saldos e aplicações existentes.
Comprovar o endereço atual do estudante, conforme informado no cadastro, bem como apresentar documentos que indiquem o tipo de moradia, a fim de subsidiar a análise da situação socioeconômica.
São obrigatórios para todos os candidatos:
a) Contas de consumo recente (energia elétrica, água, condomínio, telefone, fatura do cartão de crédito , gás e entre outros ) emitida no último mês, em nome do estudante ou de membro do grupo familiar residente no mesmo endereço;
Além do comprovante de endereço, deverão ser apresentados documentos variáveis conforme o tipo de moradia, nos seguintes termos:
Se residir em imóvel alugado:
- Contrato de locação vigente, acompanhado de comprovante de pagamento recente; ou
- Declaração de Aluguel (modelo disponibilizado pela SED), assinada pelo proprietário, contendo endereço, valor do aluguel e dados de identificação de ambas as partes.
Se residir em imóvel cedido:
- Declaração de moradia cedida, assinada pelo cedente (modelo disponibilizado pela SED) + IPTU do imóvel; e
- Comprovante de endereço do estudante, comprovante de endereço e de propriedade do cedente.
Se residir em imóvel financiado:
- Contrato de financiamento imobiliário vigente; e
- Extrato do financiamento, com informações atualizadas sobre parcelas pagas e saldo devedor.
Se residir em imóvel próprio quitado:
- Escritura pública; ou
- Contrato de compra e venda;
- Carnê de IPTU do último exercício;
- Comprovante de Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) do último exercício, em caso de imóveis rurais; ou
- Matrícula do imóvel.
Se for Imóvel em posse ou usucapião:
- Sentença judicial; ou
- Ata notarial de posse (termo de posse); ou
- Averbação no registro de imóveis comprovando a condição de posse ou usucapião.
Se for Imóvel em processo de inventário:
- Comprovante da abertura do inventário (judicial ou extrajudicial);
- Documento que comprove o vínculo familiar com o proprietário falecido;
- Comprovante de endereço do estudante; e
- Comprovantes de propriedade de imóvel conforme documentos listados no item IV (imóvel próprio quitado).
Se for Imóvel em Inventário ou Sem Partilha:
Nos casos de imóvel em inventário (judicial ou extrajudicial) ou de imóvel cujo proprietário faleceu sem abertura de inventário, o estudante deverá declarar a situação, exclusivamente para registro, mediante:
- Documento comprobatório da situação (abertura do inventário ou certidão de óbito);
- Declaração de Moradia assinada por herdeiro residente no imóvel, atestando a situação de posse e ausência de inventário;
- Comprovante de endereço do estudante e do herdeiro declarante; e
- Comprovantes de propriedade de imóvel conforme documentos listados no item IV (imóvel próprio quitado).
Obs.: a declaração deverá ter assinatura dos envolvidos e reconhecida em cartório ou assinada pelo app gov.br
Caso o candidato se encontre nessa condição.
Laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, nos termos do Art. 4º do Decreto 3298/99, com expressa referência ao CID, quando for o caso.
Documento do órgão previdenciário reconhecendo a invalidez permanente, quando for o caso.
Declaração autodeclaratória, assinada digitalmente pelo próprio estudante, informando que não cursou graduação anterior financiada com recursos do Programa Universidade Gratuita ou do FUMDESC, emitida durante o processo de inscrição.




CAMPUS CENTRO
Rua Princesa Isabel, 438
Centro - Joinville (SC)
CEP: 89201-270
CAMPUS SAGUAÇU
Rua Mafra, 81
Saguaçu - Joinville (SC)
CEP: 89221-665